Wednesday, December 27, 2006

Comentários racistas no Youtube...

No outro dia estava no youtube a ver uns videos, e reparei que em todos os videos em que aparecem pretos, parece surgir, inavariavelmente, uma profusão de comentários de teor racista e xenófobo... Pah, vê-se de tudo... Desde o mais básico - "Niggers look like apes" -, ao ainda mais básico - "Niggers are shit" -, passando pelo puramente acéfalo - "Blacks are very dirty and they are not that good at football" -, ou roçando ainda o atroz, gritante e pseudo científico - "poverty is caused by low IQ, which is linked to race, blacks have smaller skulls and have the frontal area of the brain less developed, environment doesn´t affect at all"...

Por mais ridiculo que seja, e eu tenho a noção que o é, não me tenho contido a comentar estas verborreias neo nazis destes pequenos homenzinhos conveniente e confortavelmente escondidos atrás do anonimato. É mais forte que eu, sempre fui e sempre serei assim, dificilmente me consigo remeter ao silêncio perante enormidades, e esse foi o caso. As minhas respostas foram desde o sobrio e elegante, ao simplesmente brejeiro curto e grosso, confesso.

Mas por mais que eu tenha procurado dizer o que estes pequenos homens precisavam de ouvir, não consegui dizer nada tão elucidativo e espirituoso como o que disse uma rapariga qualquer cujo comentário tive a felicidade de ver a dada altura... Com esse comentário me despeço sem mais palavras...

"O Racismo é uma Fobia...
um Medo...
Medo da Igualdade...
Medo da própria Inferioridade.
"

5 comments:

Anonymous said...

concordo plenamente mano.. O Racismo não tem qualquer razão de existir , e acho que ninguém melhor que tu para o contestar ,o pouco que conheço de ti fala.me de grandiosidade de espirito, generosidade,talento, simplicidade , por acaso até tens uma afro mt curtida e um tom de pele mais escuro q o meu..seria suposto eu deixar de ter a mesma opinião em relação a ti por esse simples e bonito facto ?..de seres tu,de ver as tuas origens ?! acho que n preciso de dizer muito mais..muito honestamente quem possa defenir o ser humano como menos capaz ,menos sensivel , menos Homem , menos cidadão só pode ter graves problemas ao nivel cognitivo, ninguem nasce racista,é a sociedade que se encarrega de colocar falsas questões na cabeça de pessoas com dúvidas sobre a sua identidade ,num mundo cada vez mais premiscuo e á margem da verdade urge sermos honestos com nós próprios e deixarmos de olhar para os outros para não olharmos para nós !

digo com sinceridade ,em boa hora a Música nos uniu pk sinto que ganhei um amigo fantástico, vou tar cá para ti mano ,pa Música,pos copos,pa toda a merda que hade vir,pa todos os altos e baixos , tenho Orgulho nisso e pena de quem n possa te conheçer !

Bem haja! ha..e belo post,excelente!!!!!

Vasco Cotovio said...

Não o teria dito melhor...

Racismo é simplesmente ridículo...

Um abraço ;)

Zé Pedro said...

Numa altura em que se combatem tantas chagas, combate ao racismo,não pode ficar na gaveta nem hoje nem nunca.
A minha concordâncias com as tuas palavras é total!
Quero também dizer.te que li agora os teus comentários e que fico contente por tê.los lá!
já tenho mais escritos por lá,por isso vai aparecendo!
Um grande abraço e um tranquilo 2007

Anonymous said...

DESCULPA LÁ, DESCULPA LÁ!!!
Mas tens alguma coisa contra racista? É k se tens vamos ter k flr mto bem acerca disso!
Eu cá acho mto bem falar se mal dos pretos, deviam era de levar todos c o chicote e dps ir tudo pra a fogueira! Eu defendi, denfendo e vou defender sp a minha teoria... "Pretos com Pretos, Brancos com Brancos" Eheheh

Tenho dito... não gosto de pretos!

Anonymous said...

Não gosto de pretos, mas gosto de TI e muito! =]

Pretos são aqueles que no lugar do cerebro tem um cocozinho, são aqueles que não conseguem dar valor a pessoas como tu, pessoas lindas!
Eles sim é que deviam morrer, que o mundo todo fosse recheado de pretos, talvez fosse bem mlhr!

Eu orgulho-me em dizer que uma pessoa negra, de cor, preta... seja o que eles quiserem chamar... dá mais cor a minha vida, faz-me bem... é dos melhores amigos que tenho!

Gosto de ti PRETINHO, CASTANHO, BORDEAUX, VERMELHO, ROSA, AMARELO, LARANJA, LILÁS! Eheh xD *